Cerca da metade dos consumidores do mercado de carros novos nos Estados Unidos já pode encontrar um carro elétrico que se encaixe no seu orçamento. Em outras palavras, se um norte-americano quiser um VE novo, é bem provável que haja algo no mercado que lhe atenda.
Essa é a conclusão de um novo estudo da consultoria JD Power, que observa que muitos compradores interessados em 2023 devem ser capazes de garantir um veículo elétrico que possam pagar. Além disso, o veículo também deve ser viável para o consumidor graças a seu tamanho, e as opções agora vêm de uma variedade de marcas. A empresa diz que até o final do ano, como marcas adicionais trazem modelos elétricos atraentes e acessíveis ao mercado, cerca de 50% dos compradores devem ser capazes de entrar em um novo VE.
O preço dos veículos elétricos está caindo, e isso se tornou especialmente verdadeiro este ano depois que a Tesla cortou seus preços significativamente, o que causou uma espécie de guerra de preços dos veículos elétricos. Além disso, veículos elétricos maiores e mais práticos estão se tornando disponíveis, e a autonomia de condução está crescendo.
A vice-presidente de VE da J.D. Power, Elizabeth Krear, disse à Automotive News que o preço é muito importante. Ela acrescentou que, à medida que o preço diminui, há um aumento imediato do interesse.
No início de 2023, os compradores tiveram que pagar em média 31% mais caro por um VE em comparação com um carro a gasolina similar. A discrepância agora caiu para 24%, embora alguns carros elétricos tenham visto descontos maiores que outros, e alguns já atingiram a paridade de preços com os equivalentes movidos a gasolina. A JD Power diz que o preço médio de compra do EV caiu 7,5% nos EUA de janeiro a março de 2023.
Além dos cortes de preços dos carros elétricos, há também novos incentivos e créditos fiscais, não apenas do governo federal dos EUA, mas também de governos locais. Agora que muitos VEs estão sendo vendidos a preços mais baixos, eles estão se tornando elegíveis para incentivos que não se enquadravam anteriormente.
A Chevrolet está vendendo o Bolt e o Bolt EUV a preços bastante. De fato, o Bolt 2023, que é indiscutivelmente uma boa evolução sobre o modelo de primeira geração, agora custa cerca de US$ 10.000 mais barato do que era em sua estreia. Quando se considera a inflação, o Tesla Model 3 está com seu preço mais baixo desde o seu lançamento. Enquanto isso, o EV mais popular nos EUA, o Tesla Model Y, viu algumas das reduções de preços mais notáveis na indústria este ano.
Enquanto uma queda nos preços certamente vai atrair mais pessoas a comprar um VE, o aumento das opções é o outro ponto em que a JD Power se concentra. Com mais marcas lançando carros elétricos, os compradores fiéis agora têm opções. Os VEs também vêm em quase todos os estilos de veículos agora, embora não tenha sido há muito tempo que uma picape elétrica ou um SUV elétrico de três fileiras não fosse sequer uma opção.
Apesar de tudo isto, a JD Power prevê que apenas cerca de 1 em cada 10 compradores de carros irá realmente comprar um novo veículo elétrico novo até o final de 2023. No entanto, esse número está prestes a crescer de forma mais acelerada.
Fonte: Automotive News
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